Review de "A Lista de Schindler"

sexta-feira, 8 de julho de 2016


Nota de 1,0 a 5,0 = 5,0


Nossa! No mesmo dia em que vi "Olha quem está de Volta", vi mais outros dois filmes, que foram clássicos: "A Lista de Schindler" e "O Silêncio dos Inocentes" (cujos reviews, farei em breve), o primeiro, um clássico da História e do drama e o outro, um clássico do suspense.

"A Lista de Schindler" é um filme do grande cineasta Steven Spielberg, que marcou a geração anos 80 com o filme "ET", "Jurassic Park" e tantos outros sucessos, mas por ser um gênero diferente desses outros filmes que citei, confesso que me surpreendi. Sempre tinha ouvido falar desse filme, mas somente há uns finais de semana atrás, consegui vê-lo do início ao fim.

Mesmo sendo um filme da década de 1990, o diretor escolheu gravar tudo em preto e branco e isso deu uma certa elegância ao filme e também deu um certa morbidez, no qual está inserida a época, que retrata o nazismo na Alemanha. A única parte em cores, é a roupa de uma menina, de vestido vermelho, que sai correndo em algumas cenas e que, poeticamente, retrata o sangue e a violência da época.


O filme conta a história de um empresário, o Schindler, que está ascendendo socialmente, fazendo acordos com os judeus e conseguindo mais dinheiro, poder e prestígio e enquanto eles faz esses acordos, ele vê o quanto a vida dos seus empregados vem piorado e se tornando, cada vez mais complicada, devido ao nazismo.

É impressionante ver como era a casa e os luxos que os judeus possuíam antes da guerra e como, aos poucos, foi-se atribuindo a culpa de todas as crises e tudo de ruim que acontecia na Alemanha a eles e então, eles foram tratados das maneiras mais cruéis e abomináveis que podemos imaginar. 


[Alerta de spoiler] Uma das cenas que me tocou foi a de um idoso judeu, que possuía apenas uma mão e foi contratado para trabalhar na fábrica do Schindler. O idoso foi agradecer ao Schindler por tê-lo salvado e, inocentemente, o senhor se dizia um funcionário muito importante da fábrica e os soldados nazistas, ao verem o funcionário "maneta", como eles tratavam, riram e o assassinaram a tiros depois. O mais impressionante de tudo é que apesar do cinema romantizar muito as coisas, boa parte das histórias foram baseadas em fatos reais.

Os judeus eram mortos por qualquer motivo, até mesmo por diversão... O soldado nazista, brilhantemente interpretado pelo Rauph Fiennes (o mesmo ator que interpretou "Voldemort" do Harry Potter e o "Dragão Vermelho", da trilogia do Hannibal), não tinha o que fazer, estava entediado e decidiu matar vários judeus "para brincar um pouquinho". A frieza e maldade deste personagem eram impressionantes.



Schindler, no início, começa com uma visão empresarial e empreendedora de um homem ambicioso e de lábia habilidosa, que queria prosperar nos negócios e utilizou a guerra e a crise em que estavam vivendo como uma alavanca para este sucesso e assim, ele utilizava a mão-de-obra judia por ser mais barata e fácil de explorar, mas, ao mesmo tempo, ele acabava salvando esses judeus das garras dos nazistas. Só beeeeem depois é que ele realmente teve a intenção de salvar os judeus da tortura e da morte. Ao mesmo tempo, ele conseguia apoio dos nazistas, graças à sua simpatia e lábia e assim, ele obteve muito sucesso e prosperidade.


O mais chocante de tudo é que no final [alerta de spoiler de novo], as imagens ficam coloridas e os atores que interpretaram os judeus entram em cena, levando pedras ao túmulo de Schindler, junto aos judeus DE VERDADE, que possuíam aqueles nomes e viveram aquelas histórias mostradas no filme.

Uma cena dessas e um filme desses, com pessoas reais faz contando todo esse sofrimento que viveram, na época do Holocausto, no mínimo, é de calar as bocas das pessoas que não estudaram História ou acham que "O Nazismo não foi assim tão ruim".

Assistam esse filme e tirem suas próprias conclusões do que foi o período nazista.




Os judeus presos nas câmaras de gás e Schindler lutando para elas terem um pouco de água e assim, sobreviverem


Campos de concentração nazista

Soldado nazista grita ensandecido. Ao fundo, corpos de judeus queimando

Cena final, onde os judeus que passaram por tudo isso de verdade colocam uma pedra sobre o túmulo de Oskar Schindler

0 comentários:

Postar um comentário