A beleza da primeira-dama não é o problema. Os problemas são outros...

terça-feira, 17 de maio de 2016


Eu fico impressionada com a inocência de algumas pessoas que acham que as mídias só publicam coisas "a bel prazer"... Sem nenhum interesse por trás...

O jornalismo midiático DEVERIA escrever suas matérias de maneira imparcial, mas, muitas vezes, não o faz. O que é observado é que sempre tem um acordo de troca de favores entre a classe política e os grandes empresários dos meios de comunicação (jornal, rádio, TV, internet, etc) e, obviamente, é um comércio entre ricos, onde os pobres não tem representatividade, nem vez, ou vocês acham, realmente, que é de interesse das grandes empresas o combate à corrupção, quando eles também participam dos esquemas doando dinheiros aos candidatos, nas eleições e quando elas mesmos sonegam impostos?

Vejam, abaixo, o vídeo da especialista do INESC Grazielle Custódio David falando sobre isso no programa "Trocando em Miúdos", exibido em 14/09/2015:


Basta observar a sua volta. Ligue a TV na Rede Globo e assista uma novela qualquer. As pessoas de classe média, mostradas na novela, são como as pessoas de classe média que você conhece em seu cotidiano? E os pobres? São iguais aos das novelas? 

O que acontece é que como os donos desses meios de comunicação são ricos, então o mundo está sob a ótica desses homens da elite. Mais uma vez, basta observar: se seus neurônios ainda estão inteiros e não fritaram com a experiência anterior de assistir uma novela da Globo e observar as classes sociais sendo mostradas nessas novelas, veja se nessa mesma novela, as mulheres que estão lá são iguais a suas tias, mães, irmãs, primas, amigas, namoradas, avós... São completamente diferentes! Quando entro em casa e dou de cara com a TV e os programas que minha mãe assiste (na sua maioria, novelas), sempre tem uma mulher histérica e sempre tem um "barraco"... Uma briga em que uma vai puxando os cabelos da outra... Dão tapas no rosto uma da outra... Brigam por homens...

Eu nunca vi uma amiga minha ou alguém da minha família fazendo os barracos mostrados nas novelas, ainda mais se o motivo for homem e também não ouço histórias de amigas, nem familiares contando casos de familiares delas que passaram por isso. Essa representatividade da novela não é "a arte imita a vida" e sim, "a arte imita o que os autores acham que é a vida". 

Vamos recapitular então:

1) A mídia não representa a vida e as pessoas como são e sim, a vida e as pessoas como eles ACHAM que são (e se eles acham que somos assim, é porque ou eles não têm muito contato com pessoas de classes sociais mais baixas que as deles, que são a maioria da população ou, simplesmente, eles não se importam em procurar saber como somos de verdade);

2) Os donos dos meios de comunicação têm interesses por trás de tudo o que veiculam e têm acordos com os políticos. Eles vivem de trocas de favores (um financia e favorece o outro) e são, na maioria das vezes, essencialmente corruptos (sonegam impostos, praticam nepotismo, recebem dinheiro ilícito, etc).


Com isso em mente, vamos ao jogo dos 07 dos erros dessa manchete?

1) NÃO! Ter uma mulher bonita e acessório de decoração do presidente NÃO É representação feminina. Ela é um mero acessório pra ele exibir como troféu por ela ser nova e bonita e ele, um velho acabado, corrupto e estúpido, além de ser uma tentativa de melhorar a imagem do Temer, que não está nada boa, tanto para os que foram contra o impeachment como para o que foram a favor;

2) Sério que vocês acham que o problema é "despeito com a beleza dela"? Que ela é linda, é indiscutível. Parabéns pra ela, mas vc valorizar uma mulher só porque ela é bonita é uma imbecilidade! Vocês, homens, pais de meninas/mulheres, é isso o que vocês querem para suas filhas? Que elas se preocupem mais em ficarem lindas pra "ter um bom marido" do que em ESTUDAREM e não depender de homem nenhum?

3) Só mulheres entendem as necessidades das mulheres. Ponham isso na cabeça de vocês. Os homens podem ter o mínimo de empatia e tentar entender as situações pelas quais passamos, mas nunca será a mesma coisa. Detalhe: sabe o Bolsolixo, que diz que mulher deve receber menos pq engravida e que umas deputadas não mereciam ser estupradas? Ele é amiguinho do Temer e dos Tucanos. Estamos em boas mãos, né, mulherada?

4) Enquanto tem mulher que acha que não ter mulheres no ministério é uma frescura, o Primeiro Ministro do Canadá teve metade de sua equipe política formada por mulheres e quando foi questionado por isso, ele responder "estamos no século XXI/ em 2015". A comunidade internacional está escandalizada com isso e só algumas pessoas atrasadas daqui que acham que é besteira. Até os países islâmicos, onde as mulheres sofrem os piores tipos de violência têm maior representação feminina na política do que nós, o que mostra o quanto nós estamos defasados.

5) Certa vez, li que a Marcela representava uma parcela da população brasileira bastante considerável, pois existem muitas donas-de-casa, principalmente no âmbito rural. Apenas olhem para a imagem da Marcela e passeie pela zona rural da sua cidade/Estado... Você acha que a Marcela as representa? Eu não enxergo qualquer semelhança. As donas-de-casa do interior são mulheres que trabalham bastante, têm muitos filhos, são completamente vulneráveis e dependentes do dinheiro de seus maridos... Se a Marcela lavar o copo onde bebe água (ou o famoso "passar uma águinha"), juro que ficarei impressionada, pois acredito que nem isso, ela faz e se ela decidir se separar do Temer, ela é rica e pode viver bem. Se pedir pensão a ele, ela vai viver melhor ainda. Muitas mulheres donas-de-casa do interior sofrem violência, praticada pelo marido, são traídas, mas continuam com eles por causa dos filhos ou porque dependem, exclusivamente, da renda deles, então, não, querida psicóloga que escreveu uma matéria defendendo a Marcela. Ela não representa em NADA essas pobres mulheres do interior, que são donas-de-casa;

6) Os interesses dessa manchete e deeeeesde a reportagem da Revista Veja estão muito mais do que claros. "Não queremos o empoderamento feminino". Essa foi a real mensagem por trás do "Bela, Recatada e Do lar". Muitos podem acham "lá vai! Teorias da conspiração e papos das feministas mal-amadas" e eis que respondo: olhe para o ministério do Temer. Só tem homens. Não acho que Dilma foi a melhor governante que já tivemos (ela também nem conseguiu governar direito desde que foi re-eleita), mas já houveram presidentes muito piores e ninguém teve tanto ódio deles quanto têm dela. Ela era símbolo do empoderamento feminino, pois foi a primeira presidenta que tivemos e durante o mandato dela, outras mulheres também participaram da política. Se não fosse a crítica nacional e internacional, o presidente não iria querer mulher alguma na política e só agora, ele está começando a mudar de idéia, para não piorar a sua imagem, que já está péssima;

7) Feminismo não é mimimi e Direitos Humanos não é coisa de "esquerda", "socialistas", "comunistas" ou seja lá o que for. Leia, pesquise e não fale bobagens. A China é comunista e bom... Veja lá os Direitos Humanos que os chineses possuem. Veja Cuba, onde vez ou outra, tem gente tentando escapar de lá pq não aguentam as violações de Direitos que sofrem constantemente. Os Direitos Humanos são INDEPENDENTES de sistema político. Os países ricos e capitalistas garantem os Direitos Humanos de seus cidadãos ou, pelo menos, se esforçam pra garantir. O feminismo é discutido internacionalmente e até as atrizes ganhadoras do Oscar debatem o feminismo e questionam o porquê delas receberem menos que os atores. A comunidade internacional inventou termos como "Gaslighting", "Mannsplaining" e tantos outros. Só aqui que o povo tem raiva e reclama "Ai, esse povo de Direitos Humanos" e esquece que é um ser humano e que "esse povo dos Direitos Humanos" TAMBÉM DEFENDE OS SEUS DIREITOS!

0 comentários:

Postar um comentário