Muita gente já me disse: "Dali, pq vc não coloca seus vídeos cantando no Youtube? Seria excelente para vc ficar reconhecida, menina! Se joga!"
E muita gente não entende, mas CLARO que já pensei nisso várias, várias e VÁRIAS vezes. Claro que seria ótimo se conseguisse mais reconhecimento do meu trabalho e tal, mas também tem muitas outras questões que explico e ainda assim, não entendem. Vamos lá a alguns pontos:
1) O canto lírico é uma arte super-exigente e as pessoas que fazem parte dele tmb são SUPER-exigentes, sejam elas maestros... Produtores... Professores... Coaches... Os próprios cantores... O público que entende (não o leigo)... É tanta exigência que chegar à perfeição é impossível (não existe nada perfeito em qualquer aspecto da nossa vida, na verdade), mas claro que devemos estudar e estudar até nos aproximarmos da perfeição. Não tem como ser um bom cantor sem estudar, mas nossa... Alguns comentários no Youtube me assustam. É claro que não sou famosa como vários cantores, mas criticam tão duramente, como se fossem os próprios compositores que escreveram e "têm certeza do que pediram em suas obras" que é assustador... Claro que tmb existem pessoas gentis que elogiam ou fazem críticas positivas, mas tem gente que derruba e não está nem aí e ainda mais no mundo hoje, que está cada vez menos empático, as pessoas são estúpidas mesmo e estão pouco se lixando para os sentimentos do cantor, seja ele iniciante ou não;
2) Na verdade, acho que esses pontos todos tratam todos a mesma coisa, mas continuando o pensamento anterior, a exigência excessiva faz com que eu não sinta a menor confiança em postar meus videos, pois tem gente que coloca os vídeos no sentido de se promover e acaba se queimando, na verdade e isso é reforçado pelas mesmas pessoas que fazem parte do "mundo da ópera" e que citei acima;
3) Existe um problema grande por parte dos professores também (e não falo isso me isentando dos meus erros como aluna, nem dos erros de outros alunos), pois muitos são excelentes cantores, mas como nunca estudaram pedagogia e, tampouco têm essa coisinha mágica chamada "empatia", eles não querem saber o que você tem ou passou, não querem saber se você está bem, não querem saber do aluno. Muitos só visam o status, quando o aluno é bom e querem o dinheirinho da aula, mas isso é tão mecânico... Nossa! Nem parece que lidam com arte! Arte é uma CIÊNCIA HUMANA!!! Se você está cagando e andando para o seu aluno, em algo específico da MÚSICA, logo, ARTE, com um instrumento complexo e delicado como o ser humano, por que vc é professor? Nossa! Tem uns professores maravilhosos e que amo de paixão!!! Até viro fã deles(as), mas tem outros em que você se sente um lixo e sente que nunca vai ser nada na sua vida pq nunca tá bom e eu não falo isso pra os professores chegarem "babando o ovo" dos alunos não, até pq professor baba-ovo transforma os alunos em pessoas presunçosas e arrogante e, honestamente, no mundo da Arte como um todo tá CHEIO de pessoas assim... Com o ego lá em cima... Difícil é achar uma pessoa humilde. Humildade é um diferencial que poucos artistas possuem. Mas também não é para o aluno se sentir uma merda! Como alguns professores não se importam em saber como é o aluno, tratam todos com a mesma grosseria e muitos acabam até desistindo de cantar ou acabam ficando depressivos.
Pois bem... E é aí que eu entro, pois por mais que esteja cantando há AAAAANOS e saiba que comparada a quando comecei (que sabia nada), melhorei muito, eu não me sinto confiante o suficiente para tornar público um vídeozinho sequer, cantando nem que seja a coisa mais boba do mundo de canto lírico. Tenho vontade, mas não tenho essa confiança ainda.
Me irrita também o quanto as pessoas caem no simplismo e acabam te taxando, mais uma vez, sem nem saber sua história... Sem nem saber como vc se sente... Sem saber nada... Te julgam como preguiçoso(a) pq vc não está estudando o suficiente e dizem "é só estudar". Estudar é algo meio óbvio, não? Hehehe! Qual o cantor lírico que fica famoso como sendo alguém muito bom (logo, nada de Florence Jenkins) sem estudar? Estudar não é uma escolha ou opção no canto lírico. Vc tem que estudar e acabou, mas pré-julgamentos são terríveis e vamos combinar que além do estudo, para ter sucesso, tem que ter esforço... Oportunidades... Algum dinheiro (não, necessariamente, ser rico, mas masterclasses, cursos, festivais, aulas de canto [se vc não estiver na graduação]... TUDO custa dinheiro)... QI... E aí é até muuuuito paradoxal que muitos artistas sejam contra a meritocracia, que é um discurso muito mais comum da ridícula onda conservadora que está se espalhando no mundo, mas acabam caindo nela quando se trata desse aspecto e acham que se vc não conseguiu sucesso, adivinhem só: você não estudou ou não se esforçou o suficiente! Olha que maravilha! E, mais uma vez: vocês conhecem a pessoa para saber se foi isso mesmo?
Sei que estamos num mundo quase todo Capitalista, que querem cada vez mais profissionais prontos e como tudo exige pressa, muitos acabam se mecanizando, mas o professor não pode fazer isso, nem o aluno, senão, não tem arte. Mais uma vez, não estou dizendo que o professor tem que "alisar" o aluno.
Enfim... EU escolhi essa arte, que ainda tenho muito a aprender pq é o que eu amo. Já sabia que era algo exigente, mas só depois que vc começa a estudar é que vc vê que é muuuuuuuito mais exigente do que vc pensava e quanto mais vc estuda, menos vc sabe que sabe. A questão não é "baixar o nível" e sim, baixar o ego... Ter mais empatia... E, realmente, causar uma reflexão no meio mesmo...
Só sei que já li textos de gente que acha que "a ópera (que é o que amo mesmo) é uma arte que está morrendo", mas, sinceramente, com essa atitude de um derrubando o outro por ego, não tem como fazer com que ela sobreviva.
Se vc leu até o final, muitíssimo obrigada. É um assunto muito delicado, até pq boa parte das pessoas que conheço são da área, mas eu achei que tinha que falar, tanto pro pessoal que vive me perguntando pq eu não coloco vídeos, como pra que a galera da música, em especial, do canto e da ópera reflita um pouco sobre tudo isso que falei.
Mais amor, por favor. O mundo precisa DEMAIS!!!
0 comentários:
Postar um comentário