Dia 28 de Abril - Dia da Educação

quarta-feira, 28 de abril de 2021


Hoje, dia 28 de abril, Dia da Educação, eu vou falar um pouco sobre o ensino do canto, mais especificamente, no canto lírico, mas creio que algumas pessoas que gostam mais do canto popular também possam se identificar com esse texto.

Em minha experiência como aluna de canto lírico, eu já me deparei com vários(as) profissionais: desde professores(as) maravilhosos(as) que carrego no coração até hoje a professores(as) péssimos(as) e quando me refiro a eles(as) como "péssimos(as)", não é nem pelo fato de serem maus/más cantores(as) e sim, pelas ATITUDES que possuem ao ensinar.


É importante frisar que no ensino do canto, existem vários tipos de professores(as), que é importante diferenciar:
(i) os(as) que são bons/boas cantores(as), mas não são bons/boas professores(as);
(ii) os(as) que nem cantam lá essas coisas, mas são excelentes professores(as);
(iii) os(as) que são maus/más cantores(as) e maus/más professores(as) e, por último
(iv) os(as) que são bons/boas cantores(as) e bons/boas professores(as).

Eu já tive experiências com todos(as) esses(as) tipos de profissionais.

Não sou "a rainha da Pedagogia", mas há uma coisa MÍNIMA que acho que todo(a) professor(a) de canto deveria ter com os(as) estudantes, que é a tão falada EMPATIA e nesse pequeno texto, quero me concentrar em uma das atitudes péssimas que transformam essas pessoas em maus/más profissionais: a falta de empatia.

Quando vc escolhe estudar um instrumento, é como se vc se estendesse, amalgamasse e transformasse aquele objeto em seu corpo também, mas quando você é cantor(a), seu instrumento é você mesmo(a), portanto, é ainda mais difícil separar a emoção do fazer musical e as críticas de ataques pessoais.

Isso é algo tão óbvio para mim que muito me admira que existam pessoas que não sabem criticar sem ofender ou cair no escárnio/ ridicularização/ humilhação do(a) aluno ou que não levam em consideração que o estado mental em que o(a) aluno(a) se encontra vai influenciar DIRETAMENTE no canto dele(a) - um(a) aluno(a) muito machucado(a) psicologicamente vai ter dificuldades para cantar e receber as críticas/correções, e vai ser pior ainda se elas forem muito duras e sem um pingo de empatia.

Não levar o estado emocional do(a) aluno(a) em consideração é ignorar uma parte dele(a) que sempre estará presente quando ele for interpretar alguma música, pois não tem como separar 100% a emoção do ser humano. Está tudo relacionado: esse corpo... Esse canto que também é emoção e é o seu estado psicológico visível ao outro.

Nesse sentido, questiono aos/às professores(as): o quanto vc está disposto(a) a ser responsável pela saúde mental do(a) seu/sua aluno(a)?

O que nós falamos contribui diretamente com isso e pode influenciar no comportamento do(a) cantor(a), ou para que ele(a) se sinta um(a) incapaz, inapto(a) para qualquer coisa; ou para que seja um(a) arrogante que acha que já pronto(a) para cantar nas maiores casas de ópera do mundo; ou para que tenha o mínimo de saúde mental, para saber a lidar com ambos os tipos de pessoa que ele(a) vai encontrar no meio acadêmico e profissional, para que ele(a) não caia nesses dois extremos e para que tenha consciência dos seus aspectos positivos e os que ainda precisam ser trabalhados, dentro de sua realidade.

Pessoalmente, prefiro contribuir para que os(as) alunos(as) se enxerguem nesta terceira e última opção, mas ainda vejo muitos(as) professores(as) que gostam de ser “os Capitães Nascimento do canto lírico”. “Se não aguenta a dureza da realidade, pede para sair” e convido-os(as) a algumas reflexões: para que dificultar uma expressão artística que já é, naturalmente, extremamente difícil por uma série de motivos (que rende até outro post)? Por que transformar algo que deveria ser um prazer (mesmo que levemos a sério, a arte SEMPRE deve ser feita com prazer) num inferno? Por que contribuir para a desistência e a redução do número de profissionais dessa arte, que já conta com pouca gente, ao invés de incentivar e aumentar?

Apesar de estar me concentrando nos(as) professores(as) de canto lírico especificamente, acho que isso também serve para professores(as) de instrumento, especialmente, os(as) que ensinam música de concerto, pois sempre é exigido mais desses(as) estudantes.

Enfim… Lancei aqui minha sementinha de reflexão, vou ver se escrevo mais textos como esse no futuro e espero que tenham gostado.

Beijos e até a próxima.


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