Esse texto foi postado no Facebook e tem uma segunda parte.
Colocarei em breve aqui. Espero que gostem!
-----------------------
Se liga que lá vem textão!
Infelizmente, num mundo como o de hoje, todo mundo cria seus perfis nas redes (e me incluo nisso, obviamente) e busca validação com curtidas e comentários. É normal em nós, seres humanos, seres sociais.
A diferença é que a internet ampliou numa escala GIGANTESCA essa nossa necessidade de aceitação do outro, e nas eras pré-históricas, a aceitação necessária era apenas o de pessoas da sua tribo, ou seja, um número bem reduzido de indivíduos.
Sendo assim, é lógico intuir que a não aceitação ou aceitação nas redes sociais nos afeta muito mais do que antigamente. É um dos motivos pelos quais vemos tantas pessoas deprimidas e ansiosas hoje.
É por isso que temos sim a liberdade de expressão, mas somos responsáveis por aquilo o que dizemos, logo, não podemos sair postando toda e qualquer bobagem que vá de encontro a grupos oprimidos sem pesar nas consequências disso.
As pessoas frequentemente esquecem que temos SIM que lutar por direitos, mas todo e qualquer indivíduo também está sujeito a DEVERES.
Alguns devem se perguntar "ok, Dali. E o que isso tem a ver com humildade?" TUDO, querides! Porque quando uma pessoa é validada demais, muitas vezes, ela fica muito cheia de si e é muito difícil para ela reconhecer quando erra.
Quantas vezes nós vemos, hoje, pessoas dizendo "me desculpa. Eu errei. Vamos conversar"?
Estamos vivendo numa era em que, nesse caso, a "lacração" é algo super-negativo, porque muita gente só quer vomitar as suas verdades em cima de vc, sem pesar nas consequências, se recusa a repensar suas atitudes e acha que "arrasou muito com isso". Não, amor.
Estamos vivendo numa era em que, nesse caso, a "lacração" é algo super-negativo, porque muita gente só quer vomitar as suas verdades em cima de vc, sem pesar nas consequências, se recusa a repensar suas atitudes e acha que "arrasou muito com isso". Não, amor.
Quando vc não repensa as coisas que vc fez, vc está se mostrando uma pessoa dura e inflexível, incapaz de estabelecer diálogo e de construir pontes.
Aliás, é esse comportamento totalmente narcísico que nos levou ao mundo como está hoje: pessoas incapazes de conversar e de mudar porque não repensam o que fazem. Não saem das suas bolhas e não veem que o que elas falam pode ferir alguém, e da mesma forma que elas não gostariam de ser feridas, elas também não deveriam ferir ninguém.
Eu fico com muita preguiça de pessoas que acham o máximo fazer a linha Gabriela: "eu nasci assim, vou morrer assim, vou ser sempre assim".
Humildade é virtude dos fortes e das pessoas inteligentes que reconhecem seus erros e buscam ser um pouco melhores do que eram ontem.
Eu, pelo menos, tento ser essa pessoa, por mais difícil que seja, muitas vezes.
--------------
PS.: lembrando que ser humilde é diferente de se humilhar. Não estou pedindo que façam essa segunda opção e sim, apenas que reflitamos sobre nossas atitudes com os outros e que se fomos nós que erramos, que tenhamos a humildade de reconhecer e PEDIR DESCULPAS.
Beijão pra quem leu tudo!
0 comentários:
Postar um comentário