Reflexões sobre o protesto da "terceira via"

quarta-feira, 15 de setembro de 2021


Hoje, vai ter "protesto da terceira via" e tá tendo a maior discussão sobre as pessoas da esquerda que vão fazer parte disso e, sinceramente, isso me fez pensar muitas coisas...

Eu não acharia um problema a esquerda e a direita se unirem em prol de um bem comum, que é o impeachment do Bozossauro, se as pessoas da direita abaixassem a bandeira antipetista, pelo menos por enquanto, mas não é isso o que está acontecendo.

A esquerda não se resume ao PT. Isso é fato, mas AINDA é o partido mais forte da esquerda e atacar o elemento mais forte de um lado é enfraquecer TODO o lado, obviamente.



Algumas das pessoas que convocaram os protestos do dia 12/09/2021, que apoiaram o Golpe de 2016 e apoiaram, também, o atual presidente, até pouco tempo atrás


Eu não acharia um problema se as pessoas que organizassem o evento que elas denominam "apartidário", não fossem as principais responsáveis pelo Golpe na Dilma, que causou toda essa confusão (Temer e Eduardo Cunha do PMDB, Aécio e o PSDB, né? Que só recentemente, se posicionou como oposição ao governo) e coautoras da eleição do Bozo, "num grande acordão com o STF, com tudo" e apoiassem atrocidades como a escola "sem partido", a reforma trabalhista, o voto impresso e tantas outras propostas péssimas que só prejudicam, ainda mais, o povo brasileiro.

Eu não acharia um problema se nós, brasileiros(as) tivéssemos boa memória para lembrar dos(as) responsáveis pelo caos que mergulhamos e essas pessoas são as que estão organizando o protesto de hoje.


Lógico que o PT tem erros, assim como qualquer outro partido e eu confesso que seria até bom se outro partido da esquerda se fortacesse e fosse protagonista desses ideais, pois o antipetismo ainda existe, mas a realidade é que nenhum outro partido da esquerda conseguiu esse feito ainda.

É até curioso que o antipetismo, que a direita mesmo criou, contribuiu para o fortalecimento do apoio a Lula e ao partido, nas intenções de votos para 2022, após o aumento da rejeição ao Bozo, no entanto, ele ainda existe.

Por tudo isso, acho muito fácil falarem que "o PT não está se repensando", mas não existe nenhuma cobrança, nesse sentido, com outros partidos, que estão no poder há décadas (PP, DEM, PMDB, etc), roubando e explorando o povo, com esquemas de corrupção muito maiores e contribuindo com a falácia antipetista que, repito, só enfraquece a esquerda.


Seria muito bom que ELES, principalmente, colocassem a mão na consciência e repensassem o seu papel ao serem eleitos, pois a maioria só está na política pra enriquecer e pouco se importam e fazem pelo povo. Isso é que é o certo, entretanto, no país em que vivemos, "o correto parece utopia".

Acho ruim que as pessoas da direita tenham se voltado contra Bolsonaro? Não, mas é uma galerinha que "não dá ponto sem nó". Eles só são antibolsonaristas, no presente momento, porque assim os convém, mas foram as pessoas que ajudaram o Bozo a vencer e o apoiavam até um dia desses.


Lembremos, também, que o fato deles serem oposição ao presidente, agora, não faz com quem eles deixem de defender as pautas que ele defendia. Eles só querem "um novo rosto no poder" que continue retirando direitos, mas com um sorriso no rosto, para não parecem autoritários e mascararem suas ideologias, que pregam o estado mínimo.

Vou condenar quem é de esquerda e vai hoje na manifestação? Claro que não, mas quem for, é bom ter tudo isso em mente e, mais importante, NÃO ESQUECER quem são as pessoas que estão lado a lado com eles(as) no protesto e, principalmente, pelo o que eles(as) lutam.



Aliás, acho que a esquerda fez muito mal em hostilizar as pessoas da direita que tentaram protestar lado a lado com eles(as), nas manifestações que convocou, porque isso só fortalece a narrativa de que "somos baderneiros, radicais e intoleráveis" e, por isso, pessoas que podiam passar para o nosso lado, não vão passar; mas nos protestos de hoje, não tenham dúvidas: se não hostilizarem as pessoas da esquerda, vai ter gente que vai passar pra direita facinho e isso é perigoso, porque pode enfraquecer o nosso lado.

Eu não acharia um problema pensar em lados, mas temos um maluco no poder que tentou dar um Golpe e fracassou. Se tivesse dado certo, viveríamos uma ditadura hoje e ele pode tentar novamente.

Aliás, é paradoxal sabermos que não deveríamos pensar em lados agora, mas somos forçados(as) a pensar, porque nenhum lado quer ceder, e esses protestos são também campanhas políticas para as eleições de 2022. Não se iludam! E já que é assim, prefiro lutar ao lado de quem tem ideias mais democráticas e a favor dos mais necessitados, pois têm mais a ver com o que eu acredito.


Enfim... Deixando essas imagens aí para reflexão e para que lembrem bem desses rostos e o estrago que eles causaram no país e que, reforço, são as pessoas que estão convocando as manifestações de hoje e pra quem decidir ir, mesmo assim, desejo juízo, consciência e deixo a música-meme da Roberta Miranda:



Beijão a todas, todos e todes!


0 comentários:

Postar um comentário